Brasil, nossa grande pátria, una e plural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

  Vera Ivanise Bombonatto

 

Em nossa sociedade, está se tornando comum presenciarmos cenas de violência geradas por diferentes tipos de intolerância. Violência que chega ao extremo de atentar contra a vida do outro. O diferente, o outro, gera insegurança e reações violentas, com consequências desastrosas para a vida das pessoas e das famílias. O espiral da violência cresce assustadoramente. Como reverter está situação?

Uma das características do mundo pós-moderno e da cultura digital é a vertiginosa aceleração do processo de mudança de paradigmas, que dá origem a um dinamismo paradoxal. De um lado, as pessoas e/ou os grupos experimentam a proximidade, a multiplicidade e a contemporaneidade que desperta a sensação de poder, de domínio e de grandeza; de outro, experimentam a fragmentação, a ruptura, a transitoriedade, que desperta a sensação de fragilidade, de fraqueza e de vazio existencial.

Neste contexto plural, a mesma realidade é captada, experimentada, avaliada e enfrentada pelas pessoas de modo singular, conforme os diferentes contextos socioculturais, os diferentes horizontes de compreensão, e as diferentes interpretações da mesma realidade.

A sociedade atual é cada vez mais plural. Vivemos o tempo da diferença, da diversidade, da pluralidade. O desafio de nossa época consiste em torna possível a convivência na diversidade em encontrar referências e critérios comuns de regulamentação de nossa vida coletiva. E isto não é nada fácil num contexto em que a experiência pessoal intensa se torna cada vez mais os critérios das opções e decisões, relativizando sempre mais as convenções, e as instituições tradicionais. A pluralidade passou a ser um novo paradigma.

O Brasil, nossa grande pátria, una e plural, é o terreno em que somos chamadas a viver nosso seguimento radical de Jesus. A unidade e a diversidade pedem da vida religiosa consagrada uma nova postura que leve a integrar o diferente, sem perder a própria identidade carismática.

Seguindo os ensinamentos e a prática de Jesus, a integração do diferente nos leva a superar todo tipo de preconceito e discriminação e a estabelecer relações igualitárias, baseadas no respeito à dignidade da pessoa humana. É um convite a viver a fraternidade universal não só na vida religiosa consagrada, mas entre os povos e nações.

Desta forma, o respeito ao diferente nos leva a fazer da pluralidade não uma mera abertura ou concessão, mas um pressuposto do nosso modo de ser e da ação evangelizadora. Diferença que não é ameaça ou um inimigo em potencial, e sim instância de enriquecimento e de novas possibilidades.

A integração baseada no respeito e que globaliza a solidariedade é reflexo da unidade e diversidade da comunidade trinitária, expressão de amor e de vida. A pluralidade não se opõe à comunhão, antes a enriquece e é sinal de esperança de vida nova no Espírito.

 

Ir. Vera Ivanise Bombonatto, é religiosa paulina, doutora em teologia e do Conselho Editorial de Paulinas e da CRB Nacional.

Publicações recentes