Brasil Bipolar

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

De acordo com os principais dicionários da língua portuguesa, o termo bipolar está relacionado a dois polos. Relativo a manifestações que, de maneira alternada, exibem duas posições opostas. Refere-se aos dois polos ou às duas regiões polares do planeta. Do ponto de vista psiquiátrico, diz-se de quem revela uma perturbação de humor caracterizada por alternâncias entre estados depressivos e estados de excitação eufórica. A partir dessa metáfora geográfica ou psiquiátrica, o Brasil dos últimos anos exibe um distúrbio manifestamente bipolar. De um lado, estão os fragmentos das forças da esquerda, alinhados com alguns partidos afins; com setores da Igreja, do sindicalismo e dos meios universitários; com certos movimentos populares e associações; com reivindicações estudantis, ambientalistas, femininos, negras, indígenas e outras minorias; com organizações não governamentais, campanhas e mobilizações de diversos calibres.

De outro lado, alinham-se as forças conservadoras e de extrema direita. Chegando ao poder, orientam-se pelo nacionalismo popular que varre o mundo. Tendem a uma divisão maniqueísta entre “os do bem” e “os do mal”, associada a um autoritarismo com forte recheio moralizante. Procuram desqualificar e neutralizar os instrumentos, instituições e instâncias democráticas, agindo preferentemente de forma direta, simplista e peremptória através das redes sociais. Por vezes apresentam-se como enviados de Deus e representantes únicos do povo, como uma espécie de Messias, salvador da pátria. Em nome desse messianismo, rompem com uma série de práticas das administrações anteriores, promovendo não raro o desmonte das políticas públicas voltadas, por exemplo, para a saúde e a educação e a preservação do meio ambiente. Propugnam em geral um maior acesso, porte e uso de armas de fogo por parte de amplos setores da população. Com o pretexto da legítima defesa, acabam transferindo para os cidadãos o ônus da própria segurança, com o risco de que as armas terminam nas mãos das milícias.

A oposição entre os dois polos chegou a tal ponto de exacerbação que cada um ganhou roupagem com cores próprias e facilmente identificáveis: predominantemente vermelho para o primeiro grupo e predominantemente verde e amarelo para o segundo. De um lado e de outra, traça-se uma linha divisória entre “nós” e “eles”, entre os “de dentro” e os “de fora”. Embora com expressões diferenciadas, ambos anunciam mudanças que privilegiem a formação de uma nova forma de exercer a política. Mas os restos dispersos das forças de esquerda, diferentemente do nacionalismo populista, vão muito além no combate à injustiça, à estridente assimetria e aos desequilíbrios socioeconômicos. As forças de direita, por sua vez, pretendem falar em nome do povo (com a obsessão dos 57 milhões de votos), mas o conceito popular não passa de um populismo em voga, revestido da narrativa autoritária, às vezes irracional e quase sempre manipulando e instrumentalizando o medo e a insegurança.

Diversa da oposição saudável, tal polarização bipolar é doentia. Navega nas ondas alternadas do sucesso e insucesso, da euforia e depressão. Em lugar de argumentos racionais e fundamentados em pesquisas e estudos, a ação política tende a ser guiada pelas emoções, instintos, interesses imediatos e corporativos, bem como confronto e a hostilidade pura e simples. Cria-se uma barreira para quatro passos indispensáveis nos momentos de crise: a) uma análise objetiva e cientifica dos desafios reais da nação, seguida de políticas públicas para dirimir os males que afligem de forma particular a população de baixa renda; b) uma autocrítica corajosa dos vícios históricos e estruturais da política brasileira e que, por consequência, não deixam imune o governo, não importando a sua cor ; c) uma crítica propositiva diante dos mandos e desmandos do governo atual, com vistas às reformas urgentes e necessárias e tendo como direção o “Brasil que queremos”; e d) uma avaliação séria e criteriosa dos riscos e potencialidade embutidos em ambos os polos, extirpando os resquícios dos enfrentamentos de campanha, por um lado e, por outro, garimpando o que há de construtivo para o alicerce de uma reconstrução.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – Rio de Janeiro, 24 de junho de 2019

 

Publicações recentes