BOLETIM Nº 1 – Introdução – Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram



Irmãs e irmãos na vida consagrada

Estamos quase encerrando o triênio 2016/2019 na Conferência dos Religiosos do Brasil

Iluminadas e iluminados pela Palavra de Deus na caminhada da VRC, buscamos sentir, perceber e enxergar as coisas novas que o Senhor realizou na vida e missão de cada  Consagrada  e cada Consagrado e em nossas Instituições. Fomos por Ele interpeladas/os, desafiadas/os a fortalecer a integração entre Mística e Profecia, com o coração ardente e pés de peregrinas/os, de olhos, coração e ouvidos abertos e atentos às novas fronteiras de missão.

Estamos vivendo, motivadas/os pela Palavra do Senhor, em Isaías 43,19: “Eis que estou fazendo uma coisa nova!  Vocês não estão vendo?” 

No decorrer desse tempo,  temos experimentado, mesmo nos desafios sociais e eclesiais que vivemos,  o quanto o Senhor nos ilumina e impulsiona nossa história.

Temos consciência de que o Espírito nos conduziu na fidelidade ao seguimento missionário de Jesus. O caminho continua sendo feito pela VRC e ainda é longo e exigente.

 Nós experimentamos muitas alegrias, sobretudo, porque contamos com a adesão comprometida de Consagradas/os deste imenso Brasil na concretização do Horizonte e das Prioridades do Triênio 2016-2019. 

 Com o coração agradecido pela caminhada realizada, comunicamos que um dos eventos constantes em nossa programação para 2019, como conclusão do triênio, será a realização da XXV Assembleia Geral Eletiva (AGE) da CRB Nacional nos dias 10 (14h) a 14 (14h) de julho próximo. 

Para a preparação da nossa assembleia,  nestes três meses, até a sua realização,  eu convido você, sua comunidade, seu conselho a estarmos atentas/os ao nosso site.  Nele você encontrará o blog: “25ªAGE” (e lá estarão todas as informações e o mais importante , subsídios em forma de boletins escritos e em vídeos, preparados pela equipe interdisciplinar da CRB Nacional, a quem agradecemos, de todo o coração!

Assim estaremos em sintonia e em atitude orante, pelo bom êxito de nossa assembleia que terá por tema: “Consagradas e Consagrados em missão” e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”  (Jo  2,5)

Para identificar graficamente a reflexão do próximo triênio, o Pe. Reinaldo Leitão, rcj,  desenhou  a logomarca. Com essa motivação temática, busca-se ilustrar a forte presença vocacional e missionária de Maria,  como mediadora da graça e estrela da evangelização.

 

A Cruz, no centro, representa o Cristo, autor da graça, do vinho novo; alegria, princípio e ânimo para a jornada missionária. Ele é o vinho novo! É sua presença constante que nos impulsiona à missão

A talha representa a vida e vocação das Consagradas e Consagrados que se enchem desta alegria, o Cristo, para testemunhar o amor e chamada vocacional de Deus.

O caminho e as pegadas explicitam uma vida religiosa em saída, em movimento, dinâmica e fortalecida pelo vinho novo da alegria.

O local da XXV Assembleia será o Colégio Marista de Brasília – conhecido como “Maristão”  – SGAS 615 – Asa Sul Conj. A – bloco C – L2 Sul – Brasília/DF. 

A CRB é identificada por sua espiritualidade evangélica, pelo testemunho de partilha, pela opção preferencial aos empobrecidos e excluídos, pela profecia e anúncio missionário e pela acolhida às exigências dos novos tempos.  A assembleia é uma oportunidade de aprofundamento da nossa identidade.

Com esta proposta desejamos motivar, despertar e envolver toda a Vida Religiosa Consagrada no processo de preparação da XXV AGE.

Prossigamos unidas/os, rumo a Ressurreição do Senhor.  Feliz e Santa Páscoa a todos os Religiosos e Religiosas do Brasil.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes