Bispos reunidos em Assembleia rezam pela Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

r Rosinha Martins| 18.04.2015| Os bispos reunidos em Aparecida, desde o último dia 14 em vista da 53ª Assembleia Geral, dedicaram a Celebração Eucarística deste sábado, 18, aos Consagrados e Consagradas por ocasião do Ano da Vida Consagrada, declarado em novembro de 2014 pelo Papa Francisco.

A Celebração, que já fazia parte da pauta da Asssembleia dos bispos , teve como  presidente o religioso franciscano, arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial para a Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler,ofm e como concelebrantes o bispo de Toledo (PR), dom João Carlos Seneme, e pelo bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha . Em sua homilia, dom Jaime ressaltou a importância da Vida Consagrada para a história do Brasil .

De acordo com Spengler, o processo evangelizador da Igreja do Brasil traz as marcas profundas dos religiosos devido a sua atuação profética, esperançosa e ousada. “Eles (os consagrados e consagradas) são peritos em comunhão e estão sempre em saída, em direção às periferias existenciais”, atestou.

Dom Jaime fez, ainda, menção às mensagens do Papa Francisco aos consagrados e consagradas de que elas e eles devem despertar o mundo chagado, com verdadeira disposição de tocar as suas  feridas com gestos, atitudes, expressões autênticas de alegria.  “Os consagrados devem testemunhar a alegria de quem se sente feliz por ter sido encontrado pelo Senhor bem como interrogarem-se sobre o que Deus e a humanidade pedem”, concluiu dom Jaime.

Religiosas de diversas congregações estiveram presentes na Celebração Eucarística. Participa da Assembleia, desde o início, a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

 

Publicações recentes