Bispos refletem sobre Vida Consagrada e Missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A vida consagrada e a missão dos bispos são temáticas escolhidas para a edição 2014 do Curso para Bispos promovido, anualmente, pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Os documentos da Igreja Ad gentes, Perfectae Caritatis e Christus Dominus servem como base para os estudos do episcopado. O curso teve início nesta segunda-feira, 3, e prosseguirá até a sexta, 7.
De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, esta edição do curso é continuação dos estudos e reflexões propostas pelo Concílio Vaticano II.

“Temos aproveitado para revisitar os documentos do Concílio nas comemorações dos seus 50 anos. A cada ano aproveitamos para aprofundar alguns dos temas dos documentos conciliares. Os conferencistas trazem todos os textos e discussões que se sucederam nestes anos, depois da aprovação e divulgação do documento conciliar. Tem sido de uma riqueza imensa”, explica dom Orani.

Entre os conferencistas estão o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.

Consciência Missionária

O cardeal Filoni abordará o documento Ad Gentes, tratando do perfil missionário na atualidade. A palestra irá tratar da consciência missionária e do compromisso de enviar missionários para as regiões de missões e para os continentes fora do Brasil.

“É importante notar que muitas novas comunidades enviam missionários para a Europa, que vive uma profunda crise de vocações. Mas os padres diocesanos também devem se empenhar na abertura ao espírito missionário nos países que nos evangelizaram no passado e nas grandes regiões da Amazônia, que precisam de evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus pelo autêntico testemunho de vida, levando os sacramentos e o encontro pessoal com o Cristo”, comenta dom Orani.

Dom João Braz de Aviz apresentará o documento Perfectae Charitatis, que reflete sobre as questões ligadas à dimensão vocacional e das experiências da vida religiosa.

Outros bispos da CNBB foram convidados como o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Guimarães, que abordará as experiências e desafios específicos da Vida Consagrada e o bispo emérito de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, com o tema “A missão do bispo à luz do Decreto Conciliar Christus Dominus.

Tradição

O Curso para bispos no Centro de Estudos e Formação do Sumaré começou em julho de 1990, com a presença do então cardeal Joseph Ratzinger e o tema “O ministério Petrino em nosso tempo”. Daquela data em diante, com apenas duas exceções, todos os anos tem sido realizado o evento.

Fonte: CNBB

Publicações recentes