Autora fala sobre o novo lançamento da CRB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins | A Formação Litúrgica nas etapas da Vida Religiosa. Esse é o livro que será lançado em breve pela CRB Nacional-Conferência dos Religiosos do Brasil. O livro é de autoria da Assessora Executiva da CRB Nacional para os Projetos Sociais, Irmã Francisca Ivani Brito(foto), da Congreagação das Irmãs Josefinas.

Irmã Ivani é liicenciada em Ciências da Religião – ITEP, tem o Bacharelado em Teologia _ITEP, Pós-graduação em Teologia da Vida Religiosa – ESTEF e Mestrado em Liturgia pelo Centro de Liturgia N. Senhora da Assunção. Lecionou Liturgia durante sete anos da Faculdade Católica de Fortaleza e Na Escola de Pastoral Catequética da Arquidiocese de Fortaleza. Fez parte da coordenação do Curso de Liturgia para o Norte e Nordeste durante 12 anos; foi assessora de Cursos de Formação Litúrgica em várias Dioceses e Paróquias na Região Norte e Nordeste. É membro da Rede CELEBRA Nacional – Rede de Animação Litúrgica.

A autora justificou a escolha do tema para o livro.

A escolha do tema para a Monografia no Curso de Pós-graduação em Teologia da Vida Religiosa sobre a Formação Litúrgica nas Etapas da Vida Religiosa, a partir da metodologia do RICA – (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). Nasceu da experiência e da vivência em vários cursos, aulas, especialmente com a Vida Religiosa. Sentimos a necessidade de uma metodologia adequada para tal formação. Vimos que a inspiração metodológica do RICA nos conduz a um caminho mistagógico.

Todo processo catecumenal celebrado e vivido nos primeiros séculos da Igreja tem por fim inserir a pessoa no mistério pascal de Jesus nas várias etapas da vida. Por ser a Vida Religiosa em sua essência identificação com Cristo em seu Mistério Pascal, e sendo o Batismo a raiz da Vida Religiosa consagrada, que nos configura a Cristo e a todo o seu mistério pascal, associamos as etapas do RICA às etapas da formação para a Vida Religiosa.

A metodologia mistagógica leva em conta a experiência concreta de fé e a vivência comunitária que cada formando(a) traz consigo. Privilegia as celebrações diárias, preparando-as bem, avaliando-as sempre. Intensifica a prática da Leitura Orante da Palavra de Deus, o Ofício Divino, prestando atenção ao Ano Litúrgico como caminho espiritual.

O Metodologia mistagógica do RICA é um caminho fundamental para completar a iniciação à vida cristã das jovens que chegam para a Vida Religiosa e que deve prolongar-se por toda vida”.

Publicações recentes