Aumentam ataques contra igrejas na Índia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nova Déhli (RV) – A Igreja Santa Alfonsa, no centro de Nova Déhli, foi profanada e danificada por desconhecidos na noite deste domingo (01/02). A informação à Agência Fides é doPadre Charles Irudayam, Secretário da Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento, da Conferência Espiscopal da Índia, que expressou a preocupação dos bispos indianos pelo quinto incidente do gênero ocorrido em dois meses.

“Não sabemos quem sejam os autores ou quem possa tê-los instigado. Forçaram a porta, entraram na igreja e cometeram atos de vandalismo desvastando a igreja. Abriram o tabernáculo e profanaram a Eucaristia, espalhando pelo chão as partículas. Estamos consternados”, lamentou o sacerdote. No templo não existie um sistema de telecâmera que pudesse identificar os atacantes.

O Arcebispo de Nova Déli, Dom Anil Couto, expressou seu temor pelo “crescente número de ataques contra igrejas” nas metrópoles indianas, definindo-os “bem planejados”. Segundo o prelado, esta tendência “é um reflexo de uma campanha de ódio e propaganda por parte de alguns grupos, cujo único objetivo é quebrar a harmonia religiosa e a paz social desta grande nação”. Por isto pede-se às autoridades que “adotem medidas adequadas para punir os responsáveis”.

Segundo dados enviados à Agência Fides, o primeiro ataque contra igrejas em Nova Déli, verificou-se em 1º de dezembro de 2014, com o incêndio da Igreja de São Sebastião. Na semana seguinte, pessoas não identificadas lançaram pedras contra a Igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima, no sul de Déhli. No dia 3 de janeiro, um misterioso incêndio reduziu a cinzas um presépio conservado dentro da Igreja da Ressurreição, no norte da capital. Em 14 de janeiro, alguns homens identificados graças às telecâmaras de vigilância, devastaram a Igreja de Nossa Senhora das Graças. Todos os incidentes precedentes haviam ocorrido em áreas periféricas. O da noite passada, no entanto, foi o primeiro ataque realizado na parte central. (JE)

Fonte: Radiovaticano

Publicações recentes