Assessor da formação permanente fala sobre o CERNE que inicia em Fortaleza

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O CERNE é um programa de formação para a Vida Religiosa, criado pela CRB desde 1977 e está sob a coordenação de Irmã Francinete Amorim, mc, e Pe. Mário César do Amaral, sac. Este ano, o evento acontece em Fortaleza.

Este Programa visa proporcionar aos Religiosos e Religiosas, momentos de convivência e auxiliá-los na integração de suas potencialidades no discipulado de Jesus Cristo. Padre Mário, assessor executivo da CRB Nacional para a Formação Permanente e coordenador do CERNE, em entrevista, fala sobre este programa de formação.

1. Padre Mário, em que consiste o CERNE?
É a oportunidade que nós, Religiosos e Religiosas temos de passar quarenta dias em convivência mais profunda conosco mesmos, com Deus – pois uma das suas dimensões é a espiritualidade e um revigoramento para nossa missão onde quer que estejamos. Por isso que esse programa de formação que a CRB, já desde 1967, vem propondo à Vida Religiosa, tem surtido efeito. Celebramos, no ano passado, o centésimo CERNE no qual tem passado diversos Religiosos e Religiosas que nesse confronto consigo mesmos e na partilha com o outro, com a intercongregacionalidade, também com questão de gênero, uma vez que participam homens e mulheres, tiveram a oportunidade de uma renovação interior, pessoal e comunitária.

2. Quem pode participar do Centro de Renovação Espiritual(CERNE)?
O primeiro e grande critério é a disposição, o gosto de querer renovar-se e partilhar com os demais. Se sugere que a pessoa tenha 15 anos de profissão perpétua, mas esse momento é oferecido a todos os Religiosos e Religiosas que estejam em diversas realidades e circunstâncias nesse trabalho missionário e sinta a necessidade de uma parada, de uma interiorização, de uma eespiritualidade e uma partilha da sua vida.

3. Como se dá o CERNE? Como se pode descrever esse momento tão singular?
Iniciamos o CERNE com uma semana de envolvimento, de uma percepção pessoal, uma abordagem psicológica e espiritual, onde cada pessoa faz uma releitura de si mesmo para buscar essa integração e essa percepção de si para a vivência que o CERNE proporcionará, de partilha, de encontros, momentos pessoais e grupais, enfim, há toda uma dinâmica de envolvimento porque passamos todo o dia juntos.
É de sistema internato. Quarenta dias, que na verdade, não são tão longos, pois são dias vividos com tanta intensidade pelo grupo que passam de maneira tão ligeira. O que se ouve na avaliação dos grupos é o aspecto intercongregacional: quando redimensiono, redescubro o meu carisma e partilho e ouço os dos outros, há um enriquecimento muito grande, quer dizer, ganhamos nós, os indivíduos, ganha as nossas Congregações e ganha a Igreja nessa distinção dos vários Carismas.

4. Geralmente, onde acontece?
Esse CERNE, que começa no dia 19 de setembro, será em Fortaleza, na Porciúncula. São dois cursos, um cada semestre e nós procuramos privilegiar as regiões: norte, nordeste, centro, sul. No próximo ano será no Paraná, depois em Belo Horizonte. Os participantes vem de todas as regiões do Brasil e do exterior, como África, Guatemala.

5. Uma mensagem para aqueles que não fizeram o CERNE.
Há diversos modos de nos renovarmos, mas esse da vivência no CERNE, é oportunidade de um encontro grandioso a nível pessoal, espiritual e comunitário, ou seja, a abertura para com o outro, com a outra, onde num ambiente de extrema confiança e proximidades, vamos nos redescobrindo em nossa vida e em nossa missão. Por isso, aqueles que se sentirem tocados, motivados, entrem em contato com seu superior, com a sua superiora, conosco aqui na CRB Nacional. Com certeza dos dois lados haverá abertura para para que o seu desejo seja realizado.
Para aqueles vão participar desse CERNE. Dar-se oportunidade de parar, principalmente para nós religiosos, pelos desafios que encontramos em nossa missão, mas poder fazer essa parada para um repensar, para um retomar , um renovar-se. Na verdade, tudo quem faz é cada um de nós. Eu acredito que o ambiente formado pelo grupo, a facilitação da presença dos assessores, das assessoras, dos acompanhantes espirituais que estarão durante todo o CERNE e, especialmente durante o retiro para um acompanhamento mais pessoal, favorecerá um momento de graça . São dimensões que certamente renovam o nosso gosto de seguir a Jesus Cristo e sermos homens e mulheres presença de Jesus. Sejam todos bem-vindos! Estou convencido de que a nossa vivência será muito importante para cada um e para todos nós no CERNE 102, em Fortaleza.

Publicações recentes