Assembleia das POM destaca prioridade da missão ad gentes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizaram, nesta segunda-feira, 31, em Brasília, a sua Assembleia ordinária. Além do diretor e secretários das Obras, participaram membros associados que representam organismos e instituições dedicadas à animação missionária na Igreja no Brasil.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor das POM, padre Camilo Pauletti, após breve oração conduzida pelo padre Sávio Corinaldesi, secretário da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. “Na realidade atual, dos organismos da Igreja que se dedicam à animação missionária para a missão ad gentes, entendida como primeiro anúncio, as POM devem se destacar”, disse para Sávio ao motivar a oração. “Brasil a fora, fala-se muito em missão, mas este aspecto específico, quase não aparece. Se não amarmos todas as pessoas do mundo como nossos irmãos e irmãs, mentimos cada vez que rezamos o Pai Nosso”, complementou.

Nesse sentido, padre Camilo Pauletti, por sua vez, reforçou a importância da solidariedade com os missionários e missionárias na missão além-fronteiras. Destacou ainda, o esforço que vem sendo feito para promover o espírito de comunhão eclesial com as Igrejas mais necessitadas, em especial, na primeira evangelização.

Na reunião foram abordados temas referentes ao trabalho das POM, tais como: apreciação e aprovação de contas do exercício de 2013; apresentação do relatório de atividades realizadas pela Equipe das POM; produção dos subsídios para a Campanha Missionária 2014 com o tema “Missão para libertar”; definição da agenda e calendário 2014, entre outros assuntos ligados ao carisma das Obras Pontifícias e sua presença nos Regionais da CNBB. As POM fazem parte do Conselho Missionário Nacional (Comina), organismo que reúne as principais forças missionárias da Igreja no Brasil. Em virtude disso, o trabalha é feito em sintonia com os Conselhos Missionários Regionais (Comires).

Padre André Luiz de Negreiros, secretário da Obrada Infância e Adolescência Missionária (IAM) falou sobre os preparativos para o 1º Congresso Americano da IAM, a realizar-se de 23 a 25 de maio próximo, em Aparecida (SP). Os secretários das quatro Obras Pontifícias relataram alguns aspectos do grande volume de atividades realizadas no ano passado e as futuras programações para 2014.

Os trabalhos encerraram com uma oração e bênção proferida por dom Sergio Arthur Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB. A próxima reunião foi agendada para o dia 20 de outubro.

Publicações recentes