Assembleia Continental das POM tem início no Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As Pontifícias Obras Missionárias do Brasil acolhem nesta semana, de 18 a 23 de fevereiro, representantes de 24 países da América para a XV Assembleia dos Diretores Nacionais das POM e Bispos Referenciais da Missão. Em pauta estará um aprofundamento da missão e vocação no serviços das Obras Missionárias, bem como o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para a Amazônia.

A mesa de abertura foi composta por Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Dom Esmeraldo de Farias, Pe. Leonardo Rodrigues e Pe. Maurício Jardim.

Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou a abertura da assembleia. Em sua saudação, o cardeal ressaltou a forma arquitetônica da Catedral de Brasília, lembrando o formato de mãos que se voltam para o céu, como símbolo de acolhimento a quem chega. “Gostaria cada vez mais que essas mãos que se erguem para o céu fossem também mãos que abraçam, acolhem e recebem quem chega de maneira muito fraterna”, destacou Dom Sérgio, que também lembrou o projeto missionário realizado através do trabalho conjunto entre a CNBB e POM.

Dom Esmeraldo de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, relembrou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2018. “Quero lembrar essa importante mensagem, que nos fala que a missão é como o movimento do coração “sístole e diástole”, envia e acolhe/recolhe. Esse movimento precisa estar presente nos vários aspectos da vida, seja no aspecto pessoal, como comunitário. Quem acolhe o Evangelho, quer também partilhar. Quem acolhe o sofrimento e as tristezas dos pobres, quer também partilhar a esperança que o Evangelho nos traz”, ressaltou Dom Esmeraldo.

Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM do Brasil, agradeceu a colaboração de todos para a realização desta assembleia e lembrou a história das POM que celebrou 40 anos em 2018.

 

Celebração na Nunciatura Apostólica

Ao final da manhã, os participantes se deslocaram até a Nunciatura Apostólica, sede do Vaticano no Brasil. Todos foram recebidos por Dom Giovanni d’Aniello, núncio apostólico no Brasil. Após serem recebidos, todos participaram de Celebração Eucarística e almoço.

Publicações recentes