“As freiras leem mais que os padres”, afirma diretor de livraria vaticana

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – O diretor da Livraria Editora Vaticana (LEV), Padre Giuseppe Costa, falando ao jornal vaticano, L’Osservatore Romano, diz que as “freiras leem mais que os padres”. Como na sociedade leiga – explica – também no mundo religioso as mulheres leem mais que os homens.

Tudo isso, não obstante a crise econômica. Segundo as estatísticas, as vendas de livros diminuíram e as livrarias são menos frequentadas. De fato, afirma o Padre Costa, “no passado os religiosos e religiosas frequentavam mais as livrarias. Mas, hoje, devemos fazer as contas com os efeitos colaterais do empobrecimento da classe média, que muito incidiu até sobre a cultura”.

“As religiosas – recorda o diretor da LEV – são as primeiras a adquirirem os documentos publicados pelos organismos vaticanos, um dado que vale sobretudo para aquelas que trabalham nas paróquias e que estão em contato mais direto com as problemáticas familiares da sociedade”.

“Os sacerdotes, por sua vez, com as devidas exceções, – continua o Padre Costa – parecem frequentar com menor regularidade as livrarias. As afluências maiores se dão por ocasião das grandes celebrações litúrgicas. Claro, suas entradas econômicas são exíguas. Daqui, a necessidade de um projeto cultural mais amplo, para incentivar, concretamente, uma maior leitura”.

Em relação às temáticas de livros mais vendidos nas livrarias, os religiosos e religiosas buscam mais textos de meditação cristã, concernentes à “lectio divina”, que os ajudam a aprofundar o diálogo com Deus. (MT)

Publicações recentes