Religiosos de 15 países diferentes estiveram presentes no encontro

Diversidade étnica, cultural e muita animação foram o símbolo do Acampadentro das Novas Gerações, em Aparecida (SP). O encontro que aconteceu entre os dias 1 e 3 de setembro, e teve como tema: “Das águas Aparecida, ao encontro da vida! E Maria pôs-se a caminho…” (Lc 1,39), fez com que a juventude religiosa vivenciasse um forte momento de fé, reunida aos pés da Mãe Aparecida e à Luz da Palavra de Deus.

A troca de vivências multiculturais foram o ponto forte do encontro, organizado em parceria pelas Novas Gerações/SP e CRB/SP. Além disso, os jovens religiosos puderam ter um momento de muita reflexão e oração acerca dos caminhos da Vida Religiosa no futuro, e também ter momentos de confraternização com muita dança e alegria, marcas presentes nos jovens consagrados/as.

O evento reuniu 79 religiosos e religiosas de distintas nacionalidades (Angola, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Congo, Espanha, Guiné Bissau, Índia, Itália, México, Nigéria, Senegal, Togo e Uganda), residentes de São Paulo. E ainda, participantes vindos das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

A abertura oficial do evento ocorreu com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, realizada pelos jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aparecida. Marco Junior, integrante da pastoral, falou sobre o objetivo da apresentação: “A intenção da apresentação foi sobretudo apresentar o lado humano de Nossa Senhora, tanto que na imagem de Nossa Senhora de Aparecida, está representada dessa maneira, jovem negra, periférica e encontrada pelos pobres”, ressaltou.

Foram apresentados os membros da coordenação do encontro e do núcleos das Novas Gerações. Irmã Clotilde Prates, religiosa apostolina e representante do Setor Juventudes e Novas Gerações da CRB Nacional, que veio de Brasília-DF para participar do encontro, proferiu palavras de agradecimento e incentivo. A assessora enfatizou o clima de união do primeiro dia: “Foi um dia muito frutífero pela participação, colaboração, testemunho de comunhão, e também, de mutirão e ajuda”, disse.

O primeiro dia foi encerrado com uma oração comunitária convidando todos a adentrar a Tenda do Encontro e fazer a experiência de profundo diálogo com o Senhor.

A oração matinal do segundo dia, refletiu a mística do encontro de Maria com sua prima Isabel. Logo após, Irmão Edgar Nicodem, religioso lassalista e membro da diretoria nacional da CRB, proferiu palavras de incentivo aos jovens religiosos e religiosas, desejando-lhes perseverança nos trabalhos em que cada um(a) se dedica e firmeza nas missões futuras.

Em seguida, o bate-papo foi com o Pe. Rodrigo Arnoso, religioso redentorista, sobre a história do achado da imagem de Nossa Senhora e seu impacto na vida da humanidade. De acordo com o Pe. Rodrigo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, devotamente chamada “Aparecida”, ainda hoje continua sendo sinal de que Deus quis se fazer presente entre os marginalizados e excluídos da sociedade, “quebrando as correntes do preconceito” e “derrubando os poderosos de seus tronos”. Para o padre, hoje, caminhar na vida com Maria faz com que “sejamos pescados por ela, mas não para ela, e sim para Cristo”.

Na parte da tarde, Pe. Rubens Pedro Cabral, religioso oblato de Maria Imaculada, e Irmã Geralda Maria, das irmãzinhas da Imaculada Conceição, atuais coordenador e secretária executiva da CRB/SP, respectivamente, marcaram presença, encorajaram os jovens consagrados a seguirem firmes na vocação e parabenizam a todos pela participação no Acampadentro.

À noite, uma bonita caminhada luminosa foi o ponto de interação com os habitantes de Aparecida, que acompanharam de suas casas com seus amigos e familiares a procissão dos religiosos/as. O ponto de partida foi a Capela Santa Rita de Cássia e a experiência foi motivada por cantos e momentos orantes que serviram de preparação à Celebração Eucarística na mesma capela, a qual foi presidida pelo Pe. Flávio José, religioso joseleito de Cristo, e concelebrada pelo Pe. Elson Lopes, religioso espiritano, também participantes do encontro.

No dia 3, o grupo seguiu rumo ao Santuário Nacional de Nossa Aparecida para participar da missa de abertura e fechar o Acampadentro na 52ª Assembleia Geral Ordinária da CRB-SP, em integração com todos os outros religiosos participantes, reforçando o espírito de união da VRC.

*Colaboração Leandro Carvalho

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?