Animação e diversidade marcam o Acampadentro das Novas Gerações

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Religiosos de 15 países diferentes estiveram presentes no encontro

Diversidade étnica, cultural e muita animação foram o símbolo do Acampadentro das Novas Gerações, em Aparecida (SP). O encontro que aconteceu entre os dias 1 e 3 de setembro, e teve como tema: “Das águas Aparecida, ao encontro da vida! E Maria pôs-se a caminho…” (Lc 1,39), fez com que a juventude religiosa vivenciasse um forte momento de fé, reunida aos pés da Mãe Aparecida e à Luz da Palavra de Deus.

A troca de vivências multiculturais foram o ponto forte do encontro, organizado em parceria pelas Novas Gerações/SP e CRB/SP. Além disso, os jovens religiosos puderam ter um momento de muita reflexão e oração acerca dos caminhos da Vida Religiosa no futuro, e também ter momentos de confraternização com muita dança e alegria, marcas presentes nos jovens consagrados/as.

O evento reuniu 79 religiosos e religiosas de distintas nacionalidades (Angola, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Congo, Espanha, Guiné Bissau, Índia, Itália, México, Nigéria, Senegal, Togo e Uganda), residentes de São Paulo. E ainda, participantes vindos das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

A abertura oficial do evento ocorreu com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, realizada pelos jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aparecida. Marco Junior, integrante da pastoral, falou sobre o objetivo da apresentação: “A intenção da apresentação foi sobretudo apresentar o lado humano de Nossa Senhora, tanto que na imagem de Nossa Senhora de Aparecida, está representada dessa maneira, jovem negra, periférica e encontrada pelos pobres”, ressaltou.

Foram apresentados os membros da coordenação do encontro e do núcleos das Novas Gerações. Irmã Clotilde Prates, religiosa apostolina e representante do Setor Juventudes e Novas Gerações da CRB Nacional, que veio de Brasília-DF para participar do encontro, proferiu palavras de agradecimento e incentivo. A assessora enfatizou o clima de união do primeiro dia: “Foi um dia muito frutífero pela participação, colaboração, testemunho de comunhão, e também, de mutirão e ajuda”, disse.

O primeiro dia foi encerrado com uma oração comunitária convidando todos a adentrar a Tenda do Encontro e fazer a experiência de profundo diálogo com o Senhor.

A oração matinal do segundo dia, refletiu a mística do encontro de Maria com sua prima Isabel. Logo após, Irmão Edgar Nicodem, religioso lassalista e membro da diretoria nacional da CRB, proferiu palavras de incentivo aos jovens religiosos e religiosas, desejando-lhes perseverança nos trabalhos em que cada um(a) se dedica e firmeza nas missões futuras.

Em seguida, o bate-papo foi com o Pe. Rodrigo Arnoso, religioso redentorista, sobre a história do achado da imagem de Nossa Senhora e seu impacto na vida da humanidade. De acordo com o Pe. Rodrigo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, devotamente chamada “Aparecida”, ainda hoje continua sendo sinal de que Deus quis se fazer presente entre os marginalizados e excluídos da sociedade, “quebrando as correntes do preconceito” e “derrubando os poderosos de seus tronos”. Para o padre, hoje, caminhar na vida com Maria faz com que “sejamos pescados por ela, mas não para ela, e sim para Cristo”.

Na parte da tarde, Pe. Rubens Pedro Cabral, religioso oblato de Maria Imaculada, e Irmã Geralda Maria, das irmãzinhas da Imaculada Conceição, atuais coordenador e secretária executiva da CRB/SP, respectivamente, marcaram presença, encorajaram os jovens consagrados a seguirem firmes na vocação e parabenizam a todos pela participação no Acampadentro.

À noite, uma bonita caminhada luminosa foi o ponto de interação com os habitantes de Aparecida, que acompanharam de suas casas com seus amigos e familiares a procissão dos religiosos/as. O ponto de partida foi a Capela Santa Rita de Cássia e a experiência foi motivada por cantos e momentos orantes que serviram de preparação à Celebração Eucarística na mesma capela, a qual foi presidida pelo Pe. Flávio José, religioso joseleito de Cristo, e concelebrada pelo Pe. Elson Lopes, religioso espiritano, também participantes do encontro.

No dia 3, o grupo seguiu rumo ao Santuário Nacional de Nossa Aparecida para participar da missa de abertura e fechar o Acampadentro na 52ª Assembleia Geral Ordinária da CRB-SP, em integração com todos os outros religiosos participantes, reforçando o espírito de união da VRC.

*Colaboração Leandro Carvalho

Publicações recentes