Abertas as inscrições do curso de extensão para animadores vocacionais

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Comunicação Marista| A Escola Vocacional da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e Universidade Católica de Brasília (UCB), abre as inscrições para o Curso de Extensão para Animadores Vocacionais, que será realizado de 20 a 24 de janeiro de 2014, em Belo Horizonte (MG). Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (61) 2102.2152, ou por meio do e-mail escolavocacional@marista.edu.br.

O curso é voltado para religiosas e religiosos que atuam com pastoral vocacional no Brasil, tais como os responsáveis provinciais de congregações, jovens religiosas e religiosos, leigas e leigos. A proposta do curso é oferecer reflexão teórica e vivencial para os animadores vocacionais, em todos os estágios, de modo a contribuir para o despertar e o cultivo da cultura vocacional na vida religiosa consagrada. Os participantes receberão, com frequência mínima de 75%, a certificação como Curso de Extensão da Universidade Católica de Brasília.

O conteúdo programático intercala formação teórica e oficinas. A organização metodológica prevê conteúdos distribuídos em três etapas anuais (2014, 2015 e 2016), cada uma delas com 40 horas, realizadas durante uma semana, sempre no mês de janeiro. A programação do curso articula três eixos: teológico-antropológico, psicológico-espiritual e vivencial. “Vale lembrar que cada eixo é independente do outro, fica livre para a pessoa participar de um ou dos três. Participando somente de um, o participante também recebe o certificado”, explicou o Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, coordenador de Animação Vocacional da Província.

Na edição de 2014, o curso será ministrado pelos assessores: Prof. José Lisboa (Doutor em Teologia pela PUG ROMA e Coordenador do Centro de Estudos de Antropologia Religiosa da UCB), Prof. Flávio Luís R. Sousa (Doutor em Teologia pela FAJE, analista de pastoral da PMBCN e Especialista em Cristologia e Antropologia Teológica), Prof. Carlos Eduardo Cardoso (Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, Coordenador Pedagógico do Colégio Stella Maris/Rio de Janeiro e Especialista em Juventudes Contemporâneas), Profª. Esp. Hildete Souza (Especialista em Juventudes Contemporânea e analista de pastoral da PMBCN), e Profª. Patrícia Ferreira (Mestre em Psicologia, Psicóloga Clínica, Membro da Sociedade Mineira de Psicanálise Winnicotiana e Especialista em Desenvolvimento Humano em perspectiva Winnicotiana).

O projeto da Escola Vocacional está no quarto ano seguido. De 2010 até janeiro de 2013, o projeto era direcionado apenas para o público interno, com formação para os animadores vocacionais da Província. Com o crescimento da iniciativa no ano passado, o projeto foi ampliado para todos os animadores vocacionais da vida religiosa, curso que a partir de agora conta com o reconhecimento acadêmico da UCB.

Publicações recentes