” A Vida Religiosa é um dom precioso…”, diz arcebispo do Rio por ocasião da Jornada Mundial da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Apresentação de Jesus no Templo, festa litúrgica que a Igreja celebra no dia 2 de fevereiro, serve de inspiração para a Jornada Mundial da Vida Consagrada, que é vivida nesta mesma data por indicação do Papa João Paulo II, de tão saudosa memória.

A festa da Apresentação de Jesus no Templo remonta ao século IV, em Jerusalém. No curso do tempo, a festa celebrou a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo, passados quarenta dias do nascimento de Jesus, para apresentá-lo ao Pai e para cumprir o rito da própria purificação. Esse foi o momento do primeiro “encontro oficial” de Jesus com seu povo, na pessoa do ancião Simeão, que, ao ter em seus braços o Menino, prorrompe naquele canto que a Igreja repete a cada dia no último ofício da Liturgia das Horas, o Nunc dimittis. Daí que esta festa, nas Igrejas Orientais Católicas e também nas Ortodoxas, seja chamada “o Santo Encontro” (hypapante) do Senhor. É um encontro e uma manifestação, dado que Maria, ao entrar no Templo, manifesta ao mundo Aquele que deu a Lei e a realiza, e acompanha o Filho em seu primeiro oferecimento ao Pai.

Apesar da tradição, esta festa só assumiria um significado eminentemente cristológico com a Reforma Litúrgica de 1966. A consagração de Jesus ao Pai, realizada no Templo, anuncia já a sua oferta sacrificial na Cruz, do qual Maria será profundamente participante, como permite entrever a profecia anunciada por Simeão: “Uma espada te trespassará a alma”.

O estado de vida religioso na Igreja é percebido como um grande dom! Nesse estado, através dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), homens e mulheres querem imitar mais de perto o Cristo, pobre, casto e obediente. A Vida Consagrada na Igreja é manifestada através dos Institutos Religiosos (fuga mundi, votos públicos, vida em comunidade), dos Institutos Seculares (agentes no mundo, votos ou outros vínculos, sem obrigatoriedade de vida em comum). A Vida Consagrada se assemelha às Sociedades de Vida Apostólica (sem votos e vida em comunidade).

A Jornada Mundial da Vida Consagrada, a 02 de fevereiro, estabeleceu-se a partir de 1997, após a Exortação Apostólica Pós-sinodal Vita consecrata, assinada por João Paulo II a 25 de março de 1996. O documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo. “Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração “indiviso” (1Cor 7, 34)”, recorda João Paulo II na introdução de Vita consecrata. E depois define-a como “Dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito”.

Neste ano celebraremos a XV Jornada, e o Santo Padre costuma presidir com os membros dos Institutos a celebração desta festa na Basílica de São Pedro, com a novidade de que em breve teremos um brasileiro – pela primeira na história da Igreja – o Arcebispo Emérito de Brasília, Dom João Braz de Aviz, como Prefeito do Dicastério, que trata dos assuntos relativos a esse bem tão precioso que é a Vida Religiosa na Igreja.

No âmbito de nossa Arquidiocese está instituído um Vicariato para a Vida Religiosa e para as Novas Comunidades, sob a responsabilidade de Dom Roberto Lopes, OSB, cuja missão é dinamizar a ação pastoral e evangelizadora dos religiosos de nossa Arquidiocese.

A vida religiosa é um dom precioso para a vida da Igreja e para a sua ação pastoral. Seguir Nosso Senhor Jesus Cristo de modo incondicional, como nos é proposto pelo Evangelho, tem constituído ao longo dos séculos a norma derradeira e suprema da vida religiosa (cf. Perfectae caritatis, 2). Na sua Regra, São Bento remete para a Escritura como “norma retíssima para a vida do homem” (n. 73, 2-5). São Domingos, “em toda a parte manifestava-se como um homem evangélico, tanto nas palavras como nas obras” (Libellus, 104: in P. Lippini, San Domenico visto dai suoi contemporanei, Ed. Studio Dom., Bolonha, 1982, pág. 110), e assim ele desejava que fossem inclusivamente os seus Padres pregadores, ou seja, “homens evangélicos” (Primeiras Constituições ou Consuetudines, 31).

Santa Clara de Assis corrobora plenamente a experiência de São Francisco: “A forma de vida da Ordem das Irmãs pobres, escreve ela, é a seguinte: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (Regra, I, 1-2: FF 2750). São Vicente Pallotti afirma: “A regra fundamental da nossa mínima Congregação é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, para O imitar com toda a perfeição possível” (cf. Obras completas, II, 541-546; VIII, 63, 67, 253, 254 e 466). E São Luís escreve: “A nossa primeira Regra e vida consiste em observar, com grande humildade e com amor dulcíssimo e ardente a Deus, o santo Evangelho” (Lettere di Don Orione, Roma 1969, vol. II, pág. 278).

Assim, animados pela consagração integral da vida a Deus e à Igreja, conclamo os fiéis a rezarem para que surjam sempre animadas e santas vocações religiosas para o seguimento de Jesus Cristo, nosso Redentor!

Fonte: Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Publicações recentes