“A Vida Consagrada faz alianças em vista do Reino de Deus”, afirma assessora

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Religiosas e Religiosos se encontram reunidos em Brasília em torno do tema da aliança entre Congregações para fortalecer os projetos missionários da Vida Consagrada do Brasil, também denominado ‘projeto de intercongregacionalidade’.

O grupo conta com a ajuda de assessores nas áreas da teologia, da Bíblia e da missão para ajudar no aprofundamento do tema.

Coordenadora da Conferência Regional dos Religiosos de Fortaleza-CE, Irmã Maria Áurea Augusto Marques, da Congregação das de Nossa Senhora de Caridade do Bom Pastor tratou do tema da intercongregacionalidade como sinal da aliança com Deus. Lembrou que o termo aliança no mundo mercadológico e dos negócios difere diametralmente do sentido da aliança estabelecida entre as congregações religiosas.  No mundo do mercado e dos negócios as alianças visam o lucro; na Vida Consagrada as alianças que se firmam são para a construção do Reino de Deus”,  afirmou.

Irmã Áurea fundamentou o tema da aliança nas Sagradas Escrituras, a partir do livro de Josué, segundo ela, para confirmar que o pacto que realizado entre as congregações tem uma origem divina. “É um projeto divino, é um diálogo que Deus teve sempre com seu povo e terá conosco e a expressão deste diálogo é a aliança. Afirmou ainda que, estabelecer  alianças na Vida Consagrada é concretizar o diálogo da fidelidade com Deus”.

Ainda segundo a assessora a intercongregacionalidade comporta riscos por causa da mediação humana, mas nem por isso deixa de ter as suas perspectivas excelentes para a missão. “Com a intercongregacionalidade vamos anunciar mais longe o Reino de Deus. A aliança é uma maneira de superarmos os nossos limites, em função da missão e da vida”, relatou.

Publicações recentes