A sede e a água viva

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

Entramos na Terceira Semana da Quaresma contemplando Jesus e a Samaritana à beira do poço de Jacó. Rica página do Evangelho de João, especialista numa espécie de simbologia dos opostos: água e sede, luz e trevas, o mundo e o Reino, entre outros. Na reflexão dessa metáfora sobre a água e a sede, três aspectos chamam a atenção.

O primeiro é que água e sede fazem parte, ambas, de nossa natureza humano-divina. No episódio evangélico, aquele que pede de beber diz possuir uma água que mata “todas as sedes”, e aquela que teria água para oferecer revela uma sede que vem do fundo da alma. Água e sede se misturam e se entrelaçam: ninguém é só água, ninguém é só sede; ninguém é água o tempo todo, ninguém é sede o tempo todo. Todos somos essa mescla indefinível de água e sede. O poço, lugar do encontro, é que proporciona o desnudamento interior de cada um e proporciona, simultaneamente, o intercâmbio recíproco de carências e de valores. A água viva jorra da atitude de abertura, diálogo, escuta, compreensão, perdão e misericórdia – marcas humanas da face divina de Jesus Cristo. Na relação entre o divino e o humano, toda a sede é saciada na busca de uma intimidade crescente e envolvente.

O segundo aspecto é que, diante da sede de cada um e de tantas sedes do mundo de hoje, a água que ansiosos buscamos se revela, ao mesmo tempo, turva e límpida. Também aqui as fronteiras são indefinidas e nebulosas. A sociedade em que “somos, vivemos e nos movemos”, extremamente apelativa e permissiva, oferece as mais diversas fontes de água: dinheiro sonante, com cartão de crédito, conta bancária; possibilidade de sucesso e realização pessoal; uma infinidade de penduricalhos para consumo, como carro, celular, computador, etc.; modismos de toda ordem; culto do corpo e de uma exagerada auto-estima; sexo fácil e sem compromisso; amizades e laços substituíveis, efêmeros, descartáveis; espetáculos que nos enchem os olhos e os ouvidos de cores e sons, luzes e imagens; inúmeras remédios para os males que assolam o corpo e o espírito, prometendo a saúde física e mental; energias cósmicas, como uma corrente elétrica que tudo irriga e ilumina… Enfim, objetos e forças tanto mais abundantes e necessários quanto mais profunda a sede. Esta, porém, recusa a extinguir-se. Bebemos dessa água, nos saturamos de coisas e relações, mas o vácuo da sede permanece ou se aprofunda. A água, límpida na aparência de pequenas alegrias e satisfações, rapidamente se turva e envenena o ambiente pessoal e familiar, comunitário e social. Irrequietos e insaciáveis, o coração e a alma prosseguem a busca, teimosos na travessia!

O terceiro aspecto está conectado aos dois anteriores. O poço do encontro, por uma parte, e as diferentes fontes de água que a sociedade nos apresenta, por outra, nos levam a perguntar como transformar a água turva em água límpida e transparente. E aqui a resposta é mais simples e singela do que pode parecer à primeira vista. O segredo da vida cotidiana é que a água viva não jorra de grandes feitos, de atos heróicos, de decisões bombásticas. A água da chuva, dos rios e dos oceanos é feita de pequenas gotas. O mesmo ocorre com a água viva que brota do Evangelho. Um olhar, um sorriso, uma palavra, um toque, uma visita, um “bom dia”, um ouvido atento, um coração aberto, a mão estendida num gesto de solidariedade – eis as gotas que formam o oceano. A trajetória de Jesus, que “percorria todas as cidades e aldeias” é ricamente permeada dessas gotas de “compaixão”, diante das “multidões cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9-35-38). Não há espetáculo, não há mídia, não há marketing… Há persistência e doação até a cruz. É no martírio do dia-a-dia que a água viva fecunda o deserto sedento da história humana. Por outro lado, somente a chuva fina é capaz de irrigar o solo e torná-lo fértil. A tempestade devasta e destrói, só a chuva miúda chega até as raízes.

Roma, 17 de março de 2017

Publicações recentes