8º dia da Assembleia Geral da CNBB

O 8º dia na 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida teve início com a Santa Missa no Santuário Nacional, presidida hoje por Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.

Após a Santa Missa a realização de uma reunião reservada com o episcopado, no auditório do Santuário Nacional. Continuaram depois os trabalhos no Centro de Convenções Pe. Vitor Coelho de Almeida.

Ontem foram abordados os seguintes temas: orientações para a mídia católica e mensagem para a Congregação para os bispos. Houve a votação da reforma dos estatutos da CNBB, bem como a continuidade da votação para a escolha, por meio de votação digital, dos bispos titulares e suplentes que vão representar o Brasil na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se realiza entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A votação se estende por várias sessões até o dia 19 de abril.

Além das votações, teve início a apresentação das experiências evangelizadoras, sendo a primeira delas a Pastoral do Menor.

Os bispos em Aparecida refletiram ainda no dia de ontem (17) sobre o projeto Comunhão e Partilha, e sobre outras duas Experiências Evangelizadoras: juventude e superação da violência e Pastoral Universitária. Na última sessão do dia foi apresentada uma experiência de iniciação à vida Cristã (tema central da 55ª AG).