Celebração no Campo São João Paulo II (ANSA)

Na manhã deste Domingo (27/01/2019), Papa Francisco celebrou a missa campal de envio, da edição panamenha da Jornada Mundial da Juventude no Campo São João Paulo II.

Com aproximadamente 700 mil fieis acompanhando a celebração, Francisco chegou de Papamóvel ao Metro Park, sendo recebido pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, que prosseguiram juntos entre os fiéis até a Sacristia do Campo São João Paulo II. Na área destinada às autoridades, estavam os presidentes de 5 países latino-americanos: Costa Rica, Colômbia, Guatemala, El Salvador e Honduras, além do português Marcelo Rebelo de Souza.

O agora de Deus

O Papa refletiu durante sua homilia, sobre ser ‘o agora de Deus’. Tema presente no Evangelho de Lucas: Era o início da missão pública de Jesus e na sinagoga, circundado por conhecidos e vizinhos, Ele pronuncia publicamente as palavras “Cumpriu-se hoje”, que significavam a presença de Deus, o tempo de Deus que torna justos e oportunos todos os espaços e situações. Em Jesus, começa e faz-se vida o futuro prometido.

Mas nem todos aqueles que lá O ouviram, se sentiam convidados ou convocados; não estavam prontos para acreditar em alguém que conheciam e tinham visto crescer e que os convidava a realizar um sonho há muito aguardado. E o mesmo acontece às vezes também conosco, explicou o Papa:

“Nem sempre acreditamos que Deus possa ser tão concreto no dia-a-dia, tão próximo e real, e menos ainda que Se faça assim presente agindo através de alguém conhecido, como um vizinho, um amigo, um parente”.

“Porque vocês, queridos jovens, não são o futuro, mas o agora de Deus.”

 

“Ele os convoca e os chama, em suas comunidades e cidades, para irem à procura dos avós, dos mais velhos; para se erguerem de pé e, juntamente com eles, tomar a palavra e realizar o sonho com que o Senhor os sonhou. Não amanhã; mas agora!”.

 

O ‘obrigado’ do Papa

No final desta celebração, Francisco agradeceu todas as autoridades civis, o arcebispo de Panamá e os bispos do país e das nações vizinhas, por tudo o que fizeram em suas comunidades para dar abrigo e ajuda a tantos jovens. O ‘obrigado’ do Papa se dirigiu também a todas as pessoas que a apoiaram com a a oração e colaboraram com dedicação e trabalho na realização da JMJ e principalmente, a todos os jovens:

“ Sua fé e alegria fizeram vibrar o Panamá, a América e o mundo inteiro ”

O último pedido a todos foi para que regressem às suas paróquias e comunidades, famílias e amigos e transmitam esta experiência, para que outros possam vibrar “com a sua força e o seu sonho”.

 

Papa Francisco já está em Roma

O avião trazendo a bordo o Papa Francisco aterrissou ao aeroporto romano de Ciampino às 11h15, hora local. Assim que chegou, o Santo Padre foi diretamente para a Basílica de Santa Maria Maior, onde se recolheu em oração diante do ícone  “Salus Popoli Romani”, em agradeicmento pelo bom êxito de sua missão.

O Pontífice encerra assim sua 26 viagem apostólica internacional, que o levou ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude.

Esta foi a primeira de muitas visitas previstas para este ano de 2019.

Emirados Árabes Unidos

Daqui menos de uma semana, o Papa embarca para uma nova missão, desta vez nos Emirados Árabes Unidos.

Francisco chegará à cidade de Abu Dhabi na noite de domingo, 3 de fevereiro, permanecendo na cidade até terça-feira, dia 5.

Entre os compromissos, a reunião com os membros do Conselho Muçulmano dos Anciãos, um encontro inter-religioso e a celebração da Santa Missa.

fonte: Vatican News

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?