O agora de Deus

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Celebração no Campo São João Paulo II (ANSA)

Na manhã deste Domingo (27/01/2019), Papa Francisco celebrou a missa campal de envio, da edição panamenha da Jornada Mundial da Juventude no Campo São João Paulo II.

Com aproximadamente 700 mil fieis acompanhando a celebração, Francisco chegou de Papamóvel ao Metro Park, sendo recebido pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, que prosseguiram juntos entre os fiéis até a Sacristia do Campo São João Paulo II. Na área destinada às autoridades, estavam os presidentes de 5 países latino-americanos: Costa Rica, Colômbia, Guatemala, El Salvador e Honduras, além do português Marcelo Rebelo de Souza.

O agora de Deus

O Papa refletiu durante sua homilia, sobre ser ‘o agora de Deus’. Tema presente no Evangelho de Lucas: Era o início da missão pública de Jesus e na sinagoga, circundado por conhecidos e vizinhos, Ele pronuncia publicamente as palavras “Cumpriu-se hoje”, que significavam a presença de Deus, o tempo de Deus que torna justos e oportunos todos os espaços e situações. Em Jesus, começa e faz-se vida o futuro prometido.

Mas nem todos aqueles que lá O ouviram, se sentiam convidados ou convocados; não estavam prontos para acreditar em alguém que conheciam e tinham visto crescer e que os convidava a realizar um sonho há muito aguardado. E o mesmo acontece às vezes também conosco, explicou o Papa:

“Nem sempre acreditamos que Deus possa ser tão concreto no dia-a-dia, tão próximo e real, e menos ainda que Se faça assim presente agindo através de alguém conhecido, como um vizinho, um amigo, um parente”.

“Porque vocês, queridos jovens, não são o futuro, mas o agora de Deus.”

 

“Ele os convoca e os chama, em suas comunidades e cidades, para irem à procura dos avós, dos mais velhos; para se erguerem de pé e, juntamente com eles, tomar a palavra e realizar o sonho com que o Senhor os sonhou. Não amanhã; mas agora!”.

 

O ‘obrigado’ do Papa

No final desta celebração, Francisco agradeceu todas as autoridades civis, o arcebispo de Panamá e os bispos do país e das nações vizinhas, por tudo o que fizeram em suas comunidades para dar abrigo e ajuda a tantos jovens. O ‘obrigado’ do Papa se dirigiu também a todas as pessoas que a apoiaram com a a oração e colaboraram com dedicação e trabalho na realização da JMJ e principalmente, a todos os jovens:

“ Sua fé e alegria fizeram vibrar o Panamá, a América e o mundo inteiro ”

O último pedido a todos foi para que regressem às suas paróquias e comunidades, famílias e amigos e transmitam esta experiência, para que outros possam vibrar “com a sua força e o seu sonho”.

 

Papa Francisco já está em Roma

O avião trazendo a bordo o Papa Francisco aterrissou ao aeroporto romano de Ciampino às 11h15, hora local. Assim que chegou, o Santo Padre foi diretamente para a Basílica de Santa Maria Maior, onde se recolheu em oração diante do ícone  “Salus Popoli Romani”, em agradeicmento pelo bom êxito de sua missão.

O Pontífice encerra assim sua 26 viagem apostólica internacional, que o levou ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude.

Esta foi a primeira de muitas visitas previstas para este ano de 2019.

Emirados Árabes Unidos

Daqui menos de uma semana, o Papa embarca para uma nova missão, desta vez nos Emirados Árabes Unidos.

Francisco chegará à cidade de Abu Dhabi na noite de domingo, 3 de fevereiro, permanecendo na cidade até terça-feira, dia 5.

Entre os compromissos, a reunião com os membros do Conselho Muçulmano dos Anciãos, um encontro inter-religioso e a celebração da Santa Missa.

fonte: Vatican News

 

Publicações recentes