Por Rosinha Martins| 12.07.2016| Teve inicio na tarde desta segunda, 11, a 24ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional. O evento acontece no Colégio Madre Carmem Sallés, em Brasilia e reúne cerca de 600 religiosos que deverão constituir, por meio de eleição eletrônica a nova presidência da Conferência para o triênio 2016 – 2019.

Na abertura, a anfitriã, Irmã Iracema Paes, pertencente à Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, acolheu os participantes e ressaltou a importância da CRB para a Vida Consagrada do Brasil. “O impulso, a motivação e todas as realizações, nos ajudam a aprofundar nossa consciência de sermos consagrados, da nossa missionariedade”.

Irmã Iracema acrescentou ainda que a fundadora Madre Carmem Sallés também se sente feliz vendo um de seus colégios abrindo suas portas para a Assembleia da CRB. “Ela tanto prezava a Vida Religiosa e os sacerdotes em geral e deixou escrito, em palavras e exemplos, que a Congregação soubesse ver nos sacerdotes e nos religiosos, a presença de Deus e o seu apelo para trabalhar por seu Reino aqui na terra”.

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, dom João Braz de Aviz veio ao Brasil especificamente para participar da Assembleia. “Trago as bençãos do Papa Francisco, as saudações do secretário, dom José Carballo”, relatou.

O prefeito disse, também, que traz para os religiosos o calor humano, fruto da convivência com os consagrados em todos estes anos de trabalho. “Estamos aprendendo a não trabalhar somente com papéis, ( porque vocês nos mandam muitos papéis). Mas como sempre nos recorda Papa Francisco, precisamos aprender a ir para além do burocrático, do jurídico. A pessoa é mais importante. Estamos aprendendo a crescer neste sentido”.

“É uma alegria poder participar dessa expressão bonita da vida da Igreja que é a Vida Religiosa”, assim introduziu a sua fala o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, Ofm.

De acordo com dom Jaime, “A Igreja do Brasil deve tanto a Vida Religiosa Consagrada e a história da Igreja no Brasil deveria ser escrita a partir do olhar dos consagrados”, insiste.

Dom Jaime fez alusão lema da Assembleia, “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43, 19) e enfatizou que “a mudança de época nos presenta grandes desafios e, entre eles, aquele de fazer novas todas as coisas. “Só o discernimento nos ajudará a responder aos desafios da época sem perder de vista o Evangelho de Jesus, e Jesus crucificado e ressuscitado”.

Aparecida Guadalupe é presidente dos Institutos Seculares. Ela agradeceu a CRB pelo trabalho realizado neste triênio e ressaltou que a Conferência sempre esteve próxima e caminhou junto a instituições afins e que deseja que esse caminho seja feito também pela nova presidência que está por vir. “Desejo à nova presidência que será eleita que se dedique nesta missão de amar o próximo como Deus nos ama, uma amor que não conhece limites, que é graça”.

“Os religiosos e os leigos fazerm uma grande diferença nessa sociedade. O mundo está em constante processo de transformação e cabe a nós estabelecer discernimento e buscar pistas de ação. Precisamos acolher a exemplo de Jesus e bem fazemos isso em todos os rincões e recantos onde a nossa esperança alcança”, afirmou a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schiuna.

Schiuna acenou para o momento político atual e o considera um apelo à Igreja e à Vida Consagrada e Leiga. “Temos um grande desafio de restabelecer a ordem desse pais como cristãos e cristãs”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad agradeceu a presença de dom Jaime Spengler e ressaltou o companheirismo e o estímulo que tem sido para a caminhada da Conferência. Acolheu os consagrados e consagradas presentes. “Sintam-se em casa. Foi por vocês que organizamos esta Assembleia. Vocês favorecem o nosso agir e a nossa esperança”. Mencionou, ainda, a presença de padre Décio, sdb e Irmão Claudino Falchetto, fms, ex- presidentes da CRB e os jovens que representam as Novas Gerações da Vida Consagrada.

Irmã Inês encerrou a sua fala dizendo que esta Assembleia “é o momento de darmos passos mesmo que existam encruzilhadas, pois a encruzilhada não é o fim do caminho. Vivamos intensamente esse momento de comunhão, de oportunidade para fortalecer os alicerces alicerces; de avaliação e memória; momento para alimentar a intercongregacionalidade e a diversidade de carismas e de darmos passos.

A Assembleia Geral Eletiva segue até a próxima sexta, 15. Na manhã desta terça uma missa foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Anielo. Já no final da tarde de hoje haverá uma prévia para presidente da Conferência, no processo eletivo.

Acompanhe ao vivo a 24ª Assembleia Geral Eletiva7

Imagens

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?